Responsabilidade Social na Extensão

Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade. Assim as instituições responsáveis socialmente devem integrar-se à comunidade, procurando contribuir de forma ética para sua melhoria, e esta é meta principal da Unopar, por meio das atividades de extensão.
A Responsabilidade Social na educação superior está prevista no Art. 3º da Lei nº 10.861, de 14/04/2004: “III - a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.”
A transversalidade que a Responsabilidade Social permite aos principais envolvidos: discentes, docentes, funcionários e comunidade atendida, oportuniza o aprimoramento da atitude científica. Pois no exercício da atividade extensionista é possível integrar teoria e prática, consideradas imprescindíveis experiências para o processo formativo.
É função desta Pró-Reitoria promover e gerenciar a integração das ações nos diferentes Programas de Extensão: Promoção e Assistência em Saúde; Estudos da Maturidade; Esporte e Cidadania; Direito e Cidadania; Comunicação e Cultura; Educação; Tecnologia; Capacitação e Assessoria Profissional; Educação Ambiental; Estudos Estatísticos, Socioeconômicos e Agronegócios; Educação a Distância; Cultura Empreendedora e Unopar de Portas Abertas. Desta forma, também compete agilizar mecanismos para a disseminação dos resultados obtidos, bem como articular as políticas de extensão da Universidade com as necessidades da comunidade interna e externa, nos Centros e Campi de Londrina, Arapongas, Bandeirantes, bem como na Educação a Distância. Grande parte destes projetos canaliza esforços para suprir as carências daqueles que mais necessitam de cuidados, pois boa parte da população não encontra respostas plausíveis às suas necessidades.
Os resultados traduzem de certa forma a responsabilidade que a Unopar tem enquanto universidade, ao conquistar prêmios importantes entre outros, o Cidadania sem Fronteiras/Projeto Leilão Solidário do Curso de Medicina Veterinária, voltado para o Hospital do Câncer de Londrina; ter 20 projetos de Responsabilidade Social certificados pela ONU, destes, 06 foram reconhecidos como os melhores do Paraná; ter recebido o prêmio de 1º lugar Nacional na Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica com o Trabalho: Qualidade de vida de idosos frequentadores de um Centro de Convivência, integrando pesquisa e extensão, bem como obter o título de Instituição Socialmente Responsável pela ABMES. Enfim, conquistar o 1º lugar no Brasil no Desafio SEBRAE 2010.
Nessa perspectiva, o conceito de extensão praticado na Unopar centra-se na articulação de três funções: produzir, transmitir e transferir conhecimentos mediante a difusão na sociedade, consolidando a relevância da extensão no processo formativo. Assim, a Responsabilidade Social efetiva-se em diferentes segmentos da sociedade de ordem educativa, cultural, econômica e social, visando contribuir para a qualidade de vida das pessoas, interagindo com a comunidade por meio de ações concretas com envolvimento do acadêmico e participação dos docentes como atores do processo.

Profª. Sonia Maria Mendes França
Pró-Reitora de Extensão