O Museu Virtual de Imagem e História considera a imagem como documento histórico, portador de significados, que permite compreender a sociedade da época em que foi produzida. É fonte de pesquisa e também pode ser utilizado como recurso metodológico por professores dos diferentes níveis de ensino. Seu foco é a oferta periódica de exposições sobre os diferentes temas da História do Brasil, valorizando a Imagem na construção do diálogo e do conhecimento.

Ao criar o Museu Virtual de História e Imagem a Unopar Virtual tem como objetivos:

- disponibilizar diferentes imagens e provocar possíveis análises;
- ampliar a utilização da imagem, enquanto veículo de informação, formação e linguagem; e
- possibilitar a análise da imagem como documento histórico, portador de significados, que contribui para conhecer a sociedade brasileira.

Tendo em vista alcançar estes objetivos pensamos também no seu papel enquanto espectador e sua relação com a imagem, pois as imagens são feitas para serem vistas e analisadas. A imagem não é um meio direto de expressão do mundo, a linguagem verbal é importante para você expressar sua análise sobre a imagem. Por isso, as imagens aqui disponibilizadas são acompanhadas de links indicativos com textos informativos.

Desta forma, você terá acesso à leitura da imagem e será convidado a realizar análise da mesma. Como proposta inicial, disponibilizamos reproduções de imagens sobre povos indígenas. Os diversos elementos contidos na imagem são explicados através de textos.

Considerando que as imagens foram produzidas para determinados fins, perguntamos:

O que nos trazem as imagens disponibilizadas neste site? veja mais

UNOPAR - Unopar Virtual - SEPC - Sistema de Ensino Presencial Conectado - 2008 - 2009