Vídeos

O uso do vídeo na atualidade é mais um instrumento que contribui para a prática reflexiva do professor. No universo da web encontramos uma enorme quantidade de opções disponibilizadas para acesso gratuitamente.

Com o objetivo de subsidiar a prática docente listamos abaixo uma série de vídeos voltados para a educação. Nessa seleção estaremos apresentando temas de interesse tanto para a educação infantil, quanto para o ensino fundamental. Além disso, a cada mês estaremos colocando um vídeo em destaque. Esperamos que gostem dos vídeos e que esses possam contribuir para sua prática profissional.

Vídeo Destaque do Mês
Susan Linn, professora em psiquiatria na escola médica de Harvard e diretora associada do Centro de Mídia Infantil Judge Baker em Boston, discute nessa série de quatro vídeos o I Fórum Internacional Criança e Consumo promovido pelo Instituto Alana no Sesc Paulista.

Com o objetivo de debater o impacto da publicidade sobre o público infantil e alertar sobre perigos e abusos, a palestrante discorre sobre o investimento que as companhias de marketing dirigem ao público infantil e as estratégias que esses utilizam para alcançar a criança.

A educação na sociedade moderna, sobretudo com a disseminação das mídias, quer seja televisão, internet, revistas, jornais etc., acarretou maior acesso às informações de diversas naturezas colocando as crianças diante de situações nas quais ainda não possuem maturidade para discernir, naufragando-as em uma cultura baseada no consumo, onde o valor é ter, em detrimento do ser. Mais adiante, pagamos como preço a mediocridade das relações pessoais, porquanto a inclusão da criança em determinado grupo somente ocorre em razão daquilo que possui e pode dar. O que não se traduz apenas em bens materiais, mas em qualquer outro “valor” que pode servir de “moeda” (conhecimento, influência, rede de relações etc), que represente poder.

Podemos afirmar que a educação não é mais uma exclusividade apenas da escola e da família, pois na atualidade a mídia desponta como parceira no processo educativo empregando uma ação pedagógica na mente das crianças.

Por muitos anos as escolas vêm ignorando essa realidade e se voltando apenas para o desenvolvimento do conhecimento científico. Diante dessas questões é preciso refletir, pois a escola não deve ser um espaço distante da realidade social, pelo contrário, ela precisa no seu currículo contemplar tais discussões uma vez que ela forma o indivíduo para a sociedade de maneira reflexiva e atuante.

Como mãe e educadora eu considero essa discussão imprescindível e recomendo essa série de vídeos a todos aqueles que buscam qualidade na educação de suas crianças.

Indicado por: Juliana Telles Faria Suzuki
UNOPAR - Unopar Virtual - SEPC - Sistema de Ensino Presencial Conectado - 2008 - 2008
Valid CSS!