Pensar a prática docente tem sido um desafio para os educadores uma vez que muitos resistem a rever suas certezas. Com a inserção das tecnologias no nosso cotidiano, surge impacto de diferentes naturezas em diversas áreas, sobretudo na educação. O advento de tais recursos agora abre novas possibilidades ao processo de ensino e aprendizagem, que vão proporcionar aos professores a possibilidade de explorar novas formas de ensinar, e aos alunos, novas formas de aprender. Nesse sentido, é urgente a necessidade de refletirmos sobre a prática que estamos construindo, de romper com velhos paradigmas educacionais muitas vezes centrados em currículos fragmentados, de memorização e transmissão de informações.

Construir uma prática eficaz na atualidade pressupõe a realização constante de um exercício dialógico buscando uma educação não compartimentada, desvinculada e isolada da vida. Requer refletir sobre a prática docente, a começar pelo planejamento, desde a definição dos objetivos, escolha de conteúdos, metodologia, utilização de recursos, avaliação etc. Isso permite realizar uma prática consciente e mapeada, tornando-se reflexiva, responsável e consistente.

Diante do novo cenário educacional é fundamental repensar a capacitação do professor e a necessidade da aquisição de novas competências e habilidades para atuar na formação do cidadão capaz de aprender a aprender.

Sendo assim, com a finalidade de discutir a prática docente, propomos através da extensão universitária o Laboratório de Ensino Virtual - LEV, que residirá atividades desenvolvidas por educadores proporcionando a vivência de experiências de micro-ensino com vistas ao aperfeiçoamento da docência.

UNOPAR - Unopar Virtual - SEPC - Sistema de Ensino Presencial Conectado - 2008 - 2008
Valid CSS!