Livro de Cabeceira

Livro: O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hassein

Geralmente não gosto de ler estes livros que estão na moda e que todo mundo lê, afinal, para que ler algo que todos vão comentar, e provavelmente até mesmo te contar o final? Mas na verdade este livro foi lido por mim antes da febre gerada pelo lançamento do filme, o qual, infelizmente, não chega a evidenciar as sutilezas do pensamento de Amir, que constituem a riqueza da obra.
Pois bem, me aventurei nesta jornada pelo Afeganistão, e descobri não só um ótimo romance acompanhado de um mundo de costumes diferentes, mas também o quanto a cultura e o nível social de cada uma das crianças afeta seu modo de ser, ou seja, todo o seu comportamento e desenvolvimento psicológico.
Então, como boa psicóloga, me encantei com as aventuras de Amir, um garoto pasthun, a classe dominante, junto a seu amigo Hassan, um menino hazara, e portanto, pertencente à classe dominada. Na verdade não se pode exatamente falar de uma relação de amizade, pois além dela, há também uma relação de serventia de toda a família de Hassan para com a de Amir, relação esta que faz com que Hassan se arrisque para proteger Amir. Tal fidelidade, porém, não é recompensada, pois quando o menino pasthun tem a possibilidade de ajudar a seu defensor, se acovarda. E nutrindo este sentimento, e sem coragem para encarar o amigo, chega até mesmo a armar uma cilada para que a família de Hassan seja despedida de seus serviços.
Posteriormente, Amir vai para os Estados Unidos fugindo da guerra no Afeganistão, e passa grande parte de sua vida neste país, adaptando-se aos costumes do mesmo. Contudo, em certo momento, este sentimento de covardia o faz voltar para seu país de origem na tentativa de agora ajudar Hassan, e enfim, livrar-se da culpa que carregou durante anos.
E é então que a obra fica extremamente interessante. Porém, como falei para vocês, não gosto de quem conta o final dos livros, e por isto, não vou estragar o prazer de vocês, vou apenas convidá-los a mergulhar no mundo da leitura e saborear esta obra que, com certeza vai contribuir tanto para a formação de vocês como contribuiu para a minha!

Daniele Pedrosa Fioravante é psicóloga, Mestre em Análise do comportamento e leciona Psicologia da Educação na Unopar



UNOPAR - Universidade Norte do Paraná - SEPC - Sistema de Ensino Presencial Conectado - 2008 - 2009