Início
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Histórico
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O Processo
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Resultados
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Estrutura
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Legislação
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CPA ____________________

Contato
 
 
 

 

Programas:
- Avaliação de satisfação (QAI)
- Programa de Qualidade de Curso (PQC)
- Avaliação Externa (AE)



PPI - Projeto Pedagógico institucional
PDI - Projeto de Desenvolvimento Institucional
PDO - Plano de Desenvolvimento Operacional
PPC - Projeto Pedagógico do Curo

AI - Avaliação Institucional
QAI - Questionário de Avaliação Institucional
PQC - Programa Qualidade de Curso
AE - Avaliações Externas

Na Unopar, as ações de Avaliação são desenvolvidas tendo em vista os sistemas acadêmico-administrativos, articulando-se os diversos instrumentos institucionais de ação política e pedagógica (PDI, PPI, PDO, PPC).

O processo inicia-se com a Avaliação de Satisfação (QAI). Com base nesses resultados são elaborados relatórios, categorizando-se os assinalamentos CT - “concordo totalmente”, de acordo com a escala de Likert utilizada nos questionários, para se chegar a classificação: Muito Bom – de 80 a 100% de assinalamentos CT, Regular de 40 a 80% e Pontos que merecem atenção de 0 até 40%.

A partir desses relatórios, os coordenadores em conjunto com seus professores elaboram o Plano de Desenvolvimento operacional, visando à melhoria e alterações necessárias para cada curso.

O PDO é discutido com as direções de centro e apresentados em reuniões de gestores, a fim de direcionar as ações prioritárias para compor o PDI/PDO.

Após a elaboração e implantação do PDO, é desenvolvido o Programa de Qualidade de Curso, que consta de avaliação in loco das instalações físicas do curso e dos projetos desenvolvidos, verificação da atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), reuniões com professores e alunos e análise do acervo bibliográfico, do corpo docente e de sua produção técnica e científica.

Em síntese, o Programa, baseado nos manuais de avaliações de curso disponibilizados pelo MEC, segue os princípios de uma avaliação externa. Do processo resulta um relatório com conceitos calculados por meio de planilha eletrônica para itens quantitativos, como regime de trabalho e titulação docente, e conceitos qualitativos, conforme a documentação apresentada.

Do relatório final do PQC, analisado em conjunto com o coordenador e diretor de centro, constam os dados das opiniões dos alunos, dos professores, as sugestões dadas para os problemas no PQC, os conceitos da auto-avaliação do coordenador, os da comissão interna e também os da última avaliação externa.

Outros processos de Avaliação Externa também são considerados na avaliação interna dos cursos como os resultados do ENADE.

A partir desse diagnóstico são então planejadas ações e prazos de cumprimento para melhoria do curso e (re)direcionadas ações do PDI/PDO.

Com o Programa de Qualidade de Curso, fecha-se o ciclo anual de avaliação institucional que permite um acompanhamento permanente das ações destinadas a cumprir a missão da universidade no que se refere aos cursos.